OBRA

CINEMA

CINEMA

Cinema

Em 1966, Chico Buarque fez seu primeiro trabalho para cinema compondo as canções para o filme 'Anjo assassino', de Dionisio Azevedo.
Em 1980, chegou às telas o documentário 'Certas palavras', de Mauricio Beiru, sobre sua vida.
Escreveu os roteiros de 'Os saltimbancos trapalhões', de J. B. Tanko (1981) e 'Ópera do malandro', de Ruy Guerra (1986).
Como ator, participou de 'Garota de Ipanema', de Leon Hirzman (1967); 'Quando o carnaval chegar', de Cacá Diegues (1972) - para o qual compôs diversas canções além de organizar as peladas nos intervalos da filmagem; 'Vai trabalhar vagabundo II – A volta', de Hugo Carvana (1991); 'Ed Mort', de Alain Fresnot (1996); 'O mandarim', de Júlio Bressane (1995); 'Água e sal', de Teresa Villaverde (2001).
Compôs dezenas de canções para filmes e participou de diversos documentários:  'O povo brasileiro', de Isa Grinspum Ferraz (2000), 'Raízes do Brasil', uma cinebiografia de Sérgio Buarque de Holanda, de Nelson Pereira dos Santos (2003); 'Vinicius de Moraes', de Miguel Faria Jr. (2005); 'Fados', de Carlos Saura (2005); 'Maria Bethânia: música é perfume', de Georges Gachot (2005), 'O Sol - Caminhando contra o vento', de Tetê Moraes, Martha Alencar (2006); 'Oscar Niemeyer  - a vida é um sopro', de Fabiano Maciel (2007); 'Palavra encantada', de Helena Solberg (2009), entre outros

Quando o carnaval chegar

Quando o carnaval chegar

Os saltimbancos trapalhões

Os saltimbancos trapalhões

Para viver um grande amor

Para viver um grande amor

Ópera do malandro

Ópera do malandro

Estorvo

Estorvo

Benjamim

Benjamim

Budapeste

Budapeste

Chico

Em 58 anos de carreira, compôs centenas de canções, aqui apresentadas por título, data, compostas em parcerias, versões e adaptações, compostas para teatro, cinema e aquelas que só aparecem em discos de outros intérpretes. Suas músicas foram gravadas em cerca de 40 álbuns, organizados por data, projetos, discos solo, gravações ao vivo, coletâneas e discos de outros intérpretes dedicados a ele. A obra completa do artista é uma das maiores riquezas que a cultura brasileira produziu até hoje.

CHICO BUARQUE

© Copyright Chico Buarque - Todos os direitos reservados

www.prontosite.com.br