Nota sobre Embarcação
Por Humberto Werneck
"...muitas composições de Chico, nos últimos anos, foram concluídas-ou mesmo feitas-dentro de um estúdio. Foi lá que Brejo da cruz tomou forma, por exemplo. A necessidade de fazer um disco e o clima de gravação o impelem a criar. São estímulos até certo ponto artificiais, reconhece, mas nem por isso resultam numa produção biônica, ou, burocrática, só para completar as faixas de um LP. Servem, isto sim, de impulso para um processo que passa sempre pelo prazer. "No momento da criação", Chico deixa claro, "tem que ter tesão de qualquer jeito". Algumas composições para as quais faltava a letra foram terminadas dentro do estúdio graças ao que Chico chama de "golpe do Francis". O amigo e parceiro pegava a música, fazia os arranjos, gravava - e o colocava diante do fato consumado. Não havia como não fazer a letra. Embarcação foi um caso de "golpe do Francis" bem-sucedido.
Ao entrar no estúdio, Chico às vezes não tem mais que quatro, cinco músicas prontas. Outras, em sua linguagem de futebolista, ele diz que são "banco" - estão na reserva, para qualquer eventualidade. (Na preparação de seu LP de 1989, por exemplo, este era o caso de Baticum, parceria sua com Gilberto Gil que já havia sido gravada pelo compositor baiano.) Nesses momentos Chico costuma repassar seus rascunhos sonoros, à procura de um tema que possa ser desenvolvido.
Às vezes encontra esboços já esquecidos. Foi assim com A mais bonita (título escolhido para mexer com Tom Jobim, autor de Bonita), incluída no disco de 1989 e, pouco antes, na peça Suburbano coração, de Naum Alves de Souza. Em janeiro desse ano, precisando fazer música para a peça de Naum, e sem poder tocar violão, pois havia quebrado o braço no futebol, Chico pôs para tocar uma de suas fitas, gravada havia mais de três anos, e achou o esboço da canção, da qual não se lembrava mais. Ouviu-a, conta, como se ouvisse pela primeira vez uma composição de outra pessoa."
© Copyright Humberto Werneck, Gol de letras, em Chico Buarque Letra e Música, Cia da Letras, 1989