Nota sobre Partido alto
Por Humberto Werneck
Letra
A música só pôde ser gravada com a substituição de titica por coisica e brasileiro por batuqueiro. Nesse episódio, um censor com ar britânico e o último best seller de Mario Puzo na mão, puxou a orelha de Chico: "Como é que você, que fez uma música bonita como Construção, agora vem com esta falando em titica e saco cheio?" A referência elogiosa desse profissional da tesoura não impediu que Construção permanecesse engastalhada na Polícia Federal, em Brasília, durante um bom tempo. O advogado João Carlos Müller Chaves, que trabalhava na gravadora de Chico, conta uma história diferente: diz que ao entregar a letra, num golpe de ironia e audácia, pediu que a proibissem; os censores, então, como que para contrariá-lo, liberaram Construção sem cortes.
A imaginação de João Carlos Müller Chaves parece ter-se esgotado aí, pois diversas outras músicas de Chico tiveram problemas, a partir de critérios os mais insondáveis. Minha história, por exemplo, versão da italiana Gesú Bambino, não pôde chamar-se Menino Jesus. (Divertida conseqüência disso: na primeira vez que Chico foi a Cuba, em 1978, um repórter, tomando ao pé da letra o titulo da cancão, veio pedir-lhe, condoído, reais detalhes de sua história.) Em Atrás da porta, o que era "nos teus pêlos" transformou-se em "no teu peito". A censura parecia enredar-se, aliás, numa obsessão capilar, pois alguns anos mais tarde mandou rapar uns pentelhos na Ciranda da bailarina.
© Copyright Humberto Werneck in Chico Buarque Letra e Música, Cia da Letras, 1989